O que é o Ciclo Imobiliário
Saiba o que é o Ciclo Imobiliário
Ciclo, por definição, é um espaço de tempo onde um fenômeno ou um conjunto de fenômenos distintos ocorre com regularidade, ou seja, algo com caráter periódico.
Sendo assim, podemos definir o ciclo imobiliário como uma dinâmica que ocorre dentro do setor imobiliário.
Para explicar melhor como funciona o ciclo imobiliário, podemos dividi-lo em 4 fases: recuperação, expansão, superoferta e recessão.
Então esse ciclo ocorre basicamente por um desencontro entre a oferta e a demanda imobiliária.
Buscar entender o ciclo imobiliário pode ser uma ótima estratégia para o investidor.
Na verdade, é isso o que os grandes investidores do setor imobiliário fazem.
Para entender o ciclo de forma completa, é importante entender as suas partes. Vamos à elas.
Recuperação
A primeira fase é a recuperação, caracterizada pela maior absorção das áreas vagas (o que diminui as taxas de vacância) e também pelo baixo volume de entrega de empreendimentos.
Essa maior absorção caracteriza uma retomada do mercado imobiliário, mas ainda há certo grau de desconfiança.
A recuperação ocorre após a recessão, e precede a expansão.
Expansão
A segunda fase é a expansão: nesta etapa, há o crescimento do mercado imobiliário, caracterizado pelo aumento da demanda acima da oferta.
Ocorrem novos projetos e novas construções (devido ao incentivo ao mercado imobiliário), e a vacância física diminui, enquanto o preço de aquisição e de locação aumenta.
Essa fase ocorre após a recuperação e precede a superoferta.
Superoferta
A terceira fase, superoferta, é caracterizado por um volume de oferta muito superior ao crescimento da demanda.
A demanda aumenta na fase de “expansão”, mas as entregas da construção civil levam um determinado período para serem entregues.
Somando-se os imóveis entregues com os já existem, há um excesso de oferta, e, consequentemente, um excesso de vacância física, o que pode levar à redução do preço do aluguel e da compra.
Além disso, a velocidade da entrega de novos empreendimentos diminui.
A fase da superoferta ocorre após a expansão e precede a recessão.
Recessão
A recessão, quarta fase do ciclo imobiliário, inicia-se com a acentuada redução da demanda frente ao crescimento da vacância física.
Neste ponto, adquirir um imóvel pronto (e eventualmente locado) representa um menor risco do que iniciar a construção de um novo, devido à relação entre oferta e demanda.
Dessa maneira, também, ocorre a diminuição nos preços de locação e venda.
A recessão ocorre após a superoferta e precede a recuperação.
Conclusão
De forma resumida: a baixa demanda gera um aumento no número de ofertas. O número crescente de oferta desestimula novos empreendimentos, e os já concluídos acabam sendo absorvidos. Com uma demanda crescente, aumenta a necessidade de novos empreendimentos, até que o aumento no volume de ofertas supera a demanda, e então o ciclo se repete.
Com isso, podemos ver que existem bons momentos para ambos os lados: tanto para o locador, tanto para o locatário; e é por isso que entender este ciclo é tão importante para aproveitar boas oportunidades.
O entendimento do ciclo imobiliário pode apresentar variações, principalmente, quanto ao período de cada fase, ou mesmo ao se enquadrar imóveis e regiões dentro do ciclo; além disso, este texto apenas introduz o assunto.
De qualquer maneira, o fato é: o ciclo ocorre, e é fundamental entendê-lo!
Oportunidade
Para você que ainda não investe em FII e para você que já investe e que gostaria de aprender a investir melhor eu trago uma ótima notícia!
Adquira agora o curso completo sobre Fundos Imobiliários em formato de e-book do Mentor Financeiro!
Hoje você poderá adquirir o meu curso com 20% de desconto!
Esse curso é completo e ensina o passo a passo necessário para você se tornar um investidor de FII, desde o início até o investidor avançado.
Não perca tempo e comece a receber rendimentos já!
No meu curso eu ensino a parte prática de forma detalhada!
Então aproveite essa oportunidade que estou dando para você.
Adquira o curso completo com 20% de desconto e, além disso, receba, como bônus, um curso sobre a Declaração de Imposto de Renda dos Fundos Imobiliários e uma Planilha de Gestão e Rebalanceamento de Carteira de Investimentos. Para isso, basta clicar no botão abaixo e utilizar o cupom MENTOR20.
Aproveite!
QUERO ADQUIRIR O MEU E-BOOK AGORA
Por fim, aproveite para seguir as nossas redes sociais e clique nesse link para acompanhar as novidades do Mentor Financeiro!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.