Você sabe o que é o IFIX?

267

Você sabe o que é o IFIX?

O IFIX nada mais é do que um benchmark, ou seja, uma taxa de referência, algo para se medir o desempenho.

O Ibovespa você já ouviu falar, né? Então, ele é um benchmark das ações na bolsa brasileira e sua oscilação nos dá uma ideia do mercado (atenção: uma ideia, e não uma conclusão precisa); o mesmo ocorre em relação ao IFIX e aos fundos imobiliários.

Este índice é baseado em uma carteira teórica; ou seja, monta-se uma carteira com alguns fundos e mede-se o desempenho desta carteira teórica.

Você pode se perguntar: Qualquer fundo imobiliário? Qualquer quantidade? Não! Existem critérios para que o fundo faça parte da carteira teórica do IFIX.

Critérios do IFIX

Basicamente, os critérios tem a ver com a liquidez do fundo e por seu valor de mercado; sempre ponderando o peso dos ativos.

Os critérios são: estar entre os fundos com maior número de negócios e maior volume financeiro, ou seja, entre os mais negociados (inclusive, existe um índice para tal fato, chamado de índice de negociabilidade). Também que aparecer em pelo menos 60% dos pregões do último ano (ou seja, nos últimos 12 meses anteriores ao período de cálculo da carteira). Outro critério diz respeito a seu preço: não pode ter cota com valor médio ponderado menor que R$1,00 durante o período na carteira teórica.

Cada fundo tem seu peso ponderado dentro do índice, e este peso é baseado no valor de mercado do fundo; deste fator, surge mais uma restrição: nenhum fundo pode representar mais de 20% de participação.

Também podemos citar que não pode haver resgate total pelo fundo emissor durante o período da carteira teórica.

Uma última observação: a carteira do IFIX é rebalanceada a cada 4 meses, e em seu cálculo são considerados as (des)valorizações dos fundos, bem como o rendimento pago por eles (por isso, o IFIX é classificado como índice de retorno total).

Podemos ver, então, que o IFIX tem por objetivo ser um parâmetro do mercado de fundos imobiliários, e sua utilização baseia-se em comparação de desempenho (desempenho da carteira X desempenho do IFIX). Ainda é raro ver a utilização do IFIX, e pelo menos por enquanto, também não existem ETFs para tal.

Aqui no nosso site você pode encontrar diversas informações sobre o IFIX e o mercado de Fundos Imobiliários.

Para isso, basta acessar o link abaixo.

Quero acessar o Raio X do Mercado de Fundos Imobiliários

Além disso, aqui você também pode acompanhar a rentabilidade mês a mês do IFIX, bem como sua rentabilidade acumulada no ano e o comparativo dela com outros índices.

Para isso, basta você clicar no link abaixo.

Quero acompanhar a rentabilidade do IFIX

Oportunidade

Agora que você sabe tudo sobre o IFIX, eu trago uma ótima notícia para você!

Se você ainda não adquiriu o curso completo sobre Fundos Imobiliários em formato de e-book do Mentor Financeiro, não perca essa oportunidade!

Todos sabemos da importância do trabalho, mas, pensando no longo prazo — e em já aumentar sua renda hoje — devemos pensar em como ganhar dinheiro sem depender de horas diárias de trabalho.

Isso é possível? Claro, com rendimentos. 

Rendimentos = a divisão de lucros de um fundo imobiliário para seus cotistas, de acordo com a participação.

Infelizmente, apenas 3% dos brasileiros investem em ações, esse número é ainda menor quando falamos de fundos imobiliários. Com isso, a maioria das pessoas vai depender de uma aposentadoria (muitas vezes baixa) ou de trabalhar quando era para se estar descansando. 

Não seja uma dessas e faça seu dinheiro trabalhar para você.

Viver de rendimentos pode ser sua realidade.

APENAS POR ESTAR LENDO ESSE POST você poderá adquirir o meu curso com 20% de desconto!

Esse curso é completo e ensina o passo a passo necessário para você se tornar um investidor de FII, desde o início até o investidor avançado.

Não perca tempo e comece a receber rendimentos já!

No nosso curso, ensinamos a parte prática de forma detalhada!

Então aproveite essa oportunidade que estamos dando para você.

Adquira o curso completo com 20% de desconto e, além disso, receba, como bônus, um curso sobre a Declaração de Imposto de Renda dos Fundos Imobiliários e uma Planilha de Gestão e Rebalanceamento de Carteira de Investimentos. Para isso, basta clicar no botão abaixo e utilizar o cupom MENTOR20.

Aproveite!

QUERO ADQUIRIR O MEU E-BOOK AGORA

Por fim, aproveite para seguir as nossas redes sociais e clique nesse link para acompanhar as novidades do Mentor Financeiro!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More