Saiba O Que É ESG

1 577

Nesse post nós diremos o que é ESG e por que essas siglas estão dando o que falar no mercado financeiro.

O que é ESG?

O ESG é um índice que avalia as operações das principais empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade – o Meio Ambiente, o Social e a Governança.

A medida oferece mais transparência aos investidores sobre as empresas nas quais eles estão investindo.

O critério de Meio Ambiente vê como a companhia atua na gestão da natureza.

O critério Social examina se a organização viola direitos humanos universais, monitorando as relações da empresa entre trabalhadores, os fornecedores e as comunidades onde atuam.

Já a avaliação da Governança envolve práticas de gestão empresarial ligadas ao combate à corrupção e ao compliance.

O índice é erigido sob a mesma base de valores pregados pelos dez Princípios do Pacto Global para o desenvolvimento sustentável integral.

Interesse crescente entre os maiores investidores

Ultimamente o interesse de investimentos em empresas enquadradas no padrão ESG vem crescendo.

No início de 2020 a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, anunciou o desinvestimento em alguns setores intensivos em carbono, como o carvão térmico, revelando sua nova visão de sustentabilidade como o “novo padrão de investimento”.

Alguns gestores consideram que o que falta para essa agenda dominar de vez o mercado são padrões.

Como resultado, hoje existe uma corrida para desenvolver um conjunto de métricas universais, que permita aos investidores, grandes ou pequenos, utilizar o ESG como padrão de análise de empresas.

ESG no Brasil
ESG no Brasil

ESG no Brasil

No Brasil a B3 e a S&P Dow Jones, maior provedor de índices do mundo, anunciaram nesse mês o lançamento do índice S&P/B3 Brasil ESG.

O indexador utiliza critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança (representadas pela sigla em inglês ESG) para selecionar empresas brasileiras para sua carteira.

Segundo comunicado da Bolsa, o objetivo do índice é dar aos investidores exposição central ao mercado de ações brasileiro, ao mesmo tempo em que promove as empresas com as melhores avaliações ESG.

O S&P/B3 Brasil ESG tem como base empresas listadas na B3 que compõem o índice S&P Brazil BMI, com exceção daquelas que não estão aderentes aos princípios do Pacto Global ou que fazem parte de setores específicos (como, armas, tabaco e carvão térmico).

Além disso, no mês passado a corretora de valores XP Investimentos anunciou o lançamento do seu primeiro fundo ESG.

Esse fundo, Trend ESG Global Dólar, é global e com exposição ao dólar, investindo em empresas globais com responsabilidade de governança e socioambiental, mas com retorno atrelado à moeda americana.

Dessa forma nota-se uma tendência crescente e que parece estar chegando para mudar o mercado de investimentos.

Gostou do post de hoje?

Antes de tudo, deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Por fim, aproveite para seguir as nossas redes sociais e clique nesse link para acompanhar as novidades do Mentor Financeiro!

Um abraço e até a próxima!

1 comentário
  1. Kuka Abeludo Diz

    Já comentei em outros blogs que isto de ESG é modinha de gestor para atrair os novinhos. Papinho de esquerdista e neologista. Isso nao tem nada a ver com salvar o planeta mas com lucrar mais com a juventude estupida de hoje em dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More