Pagar dívidas ou investir? O que fazer para decidir?

265

Pagar dívidas ou investir? O que fazer para decidir?

Esse é um dilema que atinge muitos brasileiros.

Pode ser que, em algum momento, você tenha algum dinheiro sobrando e logo venha à sua cabeça a vontade de investir e ganhar mais dinheiro.

Ao mesmo tempo, você acaba lembrando que tem algumas dívidas em aberto. Algumas parcelas a pagar que possuem juros.

E aí você fica na dúvida. O que eu devo fazer nessa hora?

O que fazer?

Antes de mais nada, o primeiro critério que você deve pensar é em relação ao tempo.

Se você tem uma dívida que está atrasada, a sua prioridade deve ser quitar essa dívida o mais rápido possível pra evitar aquele famoso efeito bola de neve com multas, taxas e juros altíssimos que geralmente são cobrados nesses casos.

Caso seja uma dívida que esteja em dia, você deve avaliar o tamanho dela e o quanto ela compromete o seu orçamento.

E quando que você deve pagar a dívida ou optar por investir o seu dinheiro?

Saiba qual é a sua dívida total

Antes de tudo, o primeiro passo que você deve seguir é saber qual é a sua dívida total. Pra isso, o melhor a se fazer é pegar um papel e uma caneta e ir anotando tudo o que você tiver de dívida, todas as prestações de empréstimos, financiamentos de veículos, de imóveis, parcela de cartão de crédito.

Renegocie tudo

O segundo passo é você tentar renegociar tudo. Entre em contato com todos os credores. Procure saber se existe forma de negociar o valor total da sua dívida, se tem como diminuir os juros. Quando você tem uma dívida e demonstra pro seu credor que você está disposto a pagar, em muitos casos ele vai reduzir a sua dívida, pois é extremamente interessante pra ele receber o dinheiro o quanto antes, mesmo que seja um valor menor.

Aproveite as oportunidades oferecidas pelo Serasa.

Nesse sentido, em diversos casos, o Serasa oferece opções de desconto bastante agressivas pra você quitar uma dívida. Existem feirões do Serasa onde ele chega a oferecer 90% de desconto pra você quitar uma dívida. Isso faz toda a diferença.

Portanto fique atento a essa possibilidade.

Procure empréstimos com juros menores

Vamos supor que você tenha uma dívida que tenha juros mensais de 2%. Você tentou renegociar e não conseguiu desconto nenhum, nenhuma redução de juros, nada.

Talvez você consiga pegar um empréstimo em outra instituição com juros de 1% ao mês. O que seria uma ótima redução.

Nesse caso vai valer a pena você pegar esse novo empréstimo para quitar o primeiro e passar a pagar parcelas com juros menores.

Organize as suas finanças.

Mais uma vez, a dica aqui é pegar um papel e uma caneta e anotar todos os seus gastos em um mês. E também anotar todos os seus ganhos.

Só assim você vai saber o real cenário das suas finanças.

Com isso você vai saber se tem algum dinheiro sobrando pra você investir ou pagar as suas dívidas. Ou saber se os seus gastos estão maiores que os seus ganhos e, por isso, suas dívidas estão aumentando.

Receba juros ao invés de pagar juros.

Depois de quitar as suas dívidas e organizar as suas finanças, é hora de passar a receber juros.

E como fazer isso? Investindo!

A partir desse momento você vai passar a investir e receber dinheiro com isso, seja na renda fixa, seja recebendo dividendos de ações ou rendimentos de fundos imobiliários.

Agora é o momento em que você estará percorrendo o caminho em busca da tão sonhada independência financeira.

Ah, mas quer dizer então que na hora de decidir se eu vou pagar dívidas ou investir, eu sempre vou optar por pagar as dívidas?

Não. Nem sempre, mas quase sempre.

É muito difícil você encontrar investimentos que te paguem rendimentos garantidos com juros maiores que os juros de uma dívida.

Se você tem uma dívida que paga juros mensais de 2% é quase impossível você ter algum investimento que vai te pagar juros maiores que 2% garantidos.

3% ao mês, 4% ao mês garantidos, é praticamente impossível.

E, se você encontrar, tome cuidado! Analise muito bem antes de decidir entrar num investimento desses. É bem provável que seja furada!

Conclusão

Enfim, espero ter te ajudado a quitar algumas dívidas com desconto pra conseguir fazer sobrar mais dinheiro pra investir e poder viver de renda.

Por fim, compartilhe esse texto com o seu amigo que está precisando de umas dicas sobre esse tema.

Por último, aproveite para fazer parte do nosso grupo do Telegram.

Um abraço e até a próxima.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Sair da versão mobile