O que é o perfil do investidor? Saiba identificar o seu

0 48

Quando começamos a estudar sobre o mercado de finanças, vemos em diversos lugares sobre o perfil do investidor.

Mas, afinal de contas, você sabe o que é e para que serve?

O que é perfil do investidor?

É uma classificação baseada em diversas características financeiras do investidor, tais como: tolerância a risco, rentabilidade, prazo etc.

Descobrir qual o seu perfil de investidor é necessário, pois ajuda no direcionamento dos seus investimentos.

Inclusive, a CVM e outros órgãos regulatórios exigem que para diversos tipos de investimentos, seja obrigado o preenchimento do formulário de perfil antes de se aplicar.

Existem três tipos de perfil, conservador, moderado e arrojado, logo em seguida vamos detalhar cada um deles.

Investidor de perfil Conservador

A principal característica desse perfil é sua aversão ao risco. Ele abre mão de grandes retornos para ter mais segurança.

A aplicação preferida dele é a Poupança, um investimento estável e bem tradicional. Que por sua vez, traz pouco retorno financeiro.

Entretanto, é comum alocar uma pequena parte do seu patrimônio em ativos de maior risco como ações. Mas buscando grandes empresas, antigas e sólidas no mercado.

Investidor Moderado

Diferentemente dos conservadores, o moderado aceita um grau de risco mais elevado em troca de um retorno financeiro maior.

É um investidor com mais experiência, que já conhece diversos produtos do mercado financeiro e sabe avaliar com mais cuidado cada um deles.

As aplicações mais comuns estão em renda fixa (CDBs, Tesouro Direto etc) e, também possuem uma porcentagem considerável em ações de primeira linha.

Investidor Arrojado/Agressivo

Nesse perfil, normalmente, se encontram investidores experientes e que aceitam o risco e as oscilações de mercado em troca de uma rentabilidade alta.

Mas também é frequente encontrar marinheiros de primeira viagem que se deslumbram com as altas taxas de retorno. Não caia nessa armadilha, comece de baixo e com a experiência busque investimentos mais agressivos.

Esse perfil gosta muito do mercado de capitais e seus derivativos, bem como de fundos multimercado e do mercado cambial.

Com essas novas informações, já sabe qual o seu perfil de investidor? Conte-nos nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.