O que é o Mercado Financeiro

0 44

O Mercado Financeiro é uma das partes integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Suas normas e regras são definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e, sua fiscalização cabe as entidades supervisoras, o Banco Central (Bacen) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segmentação do Mercado Financeiro
Segmentação do Mercado Financeiro

Mercado Monetário

É o mercado que fornece à economia papel-moeda e moeda escritural, aquela depositada em conta-corrente. Nele que ocorrem as operações de curto prazo.

Esse mercado é estruturado de forma a regular a liquidez da economia como um todo.

Os títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional e negociados através do Tesouro Direto, os CDIs (interbancário), os CDBs e debêntures, são negociados por esse mercado.

Todos os títulos são escriturais e a liquidação de suas operações se dá por intermédio do STR (Sistema de Transferência de Reservas).

Mercado de Crédito

É o mercado que fornece recursos para o consumo das pessoas em geral e para o funcionamento das empresas. Acolhe as operações de financiamento de curto e médio prazos.

É formado principalmente por bancos e outras instituições financeiras, que financiam operações de curto e médio prazos, de consumo corrente e bens duráveis.

Mercado de Capitais

É o mercado que permite às empresas em geral captar recursos de terceiros e, portanto, compartilhar os ganhos e os riscos. Composto das operações de médio e longo prazos, bem como as de prazos indeterminados.

Os valores mobiliários negociados nesse mercado, proporcionam liquidez e capitalização aos títulos emitidos por empresas.

Tem como fim, conduzir os recursos financeiros da sociedade (poupança), para o comércio, indústria, governo entre outras atividades econômicas.

Mercado de Câmbio

É o mercado de compra e venda de moeda estrangeira. Todas as operações de comércio exterior são feitas através da conversão entre as moedas dos respectivos países.

Existem três tipos de câmbio em dólar no Brasil hoje: o turismo, o comercial e o paralelo.

Fontes:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.