Saiba O Que É ESG
Nesse post nós diremos o que é ESG e por que essas siglas estão dando o que falar no mercado financeiro.
O que é ESG?
O ESG é um índice que avalia as operações das principais empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade – o Meio Ambiente, o Social e a Governança.
A medida oferece mais transparência aos investidores sobre as empresas nas quais eles estão investindo.
O critério de Meio Ambiente vê como a companhia atua na gestão da natureza.
O critério Social examina se a organização viola direitos humanos universais, monitorando as relações da empresa entre trabalhadores, os fornecedores e as comunidades onde atuam.
Já a avaliação da Governança envolve práticas de gestão empresarial ligadas ao combate à corrupção e ao compliance.
O índice é erigido sob a mesma base de valores pregados pelos dez Princípios do Pacto Global para o desenvolvimento sustentável integral.
Interesse crescente entre os maiores investidores
Ultimamente o interesse de investimentos em empresas enquadradas no padrão ESG vem crescendo.
No início de 2020 a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, anunciou o desinvestimento em alguns setores intensivos em carbono, como o carvão térmico, revelando sua nova visão de sustentabilidade como o “novo padrão de investimento”.
Alguns gestores consideram que o que falta para essa agenda dominar de vez o mercado são padrões.
Como resultado, hoje existe uma corrida para desenvolver um conjunto de métricas universais, que permita aos investidores, grandes ou pequenos, utilizar o ESG como padrão de análise de empresas.
ESG no Brasil
No Brasil a B3 e a S&P Dow Jones, maior provedor de índices do mundo, anunciaram nesse mês o lançamento do índice S&P/B3 Brasil ESG.
O indexador utiliza critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança (representadas pela sigla em inglês ESG) para selecionar empresas brasileiras para sua carteira.
Segundo comunicado da Bolsa, o objetivo do índice é dar aos investidores exposição central ao mercado de ações brasileiro, ao mesmo tempo em que promove as empresas com as melhores avaliações ESG.
O S&P/B3 Brasil ESG tem como base empresas listadas na B3 que compõem o índice S&P Brazil BMI, com exceção daquelas que não estão aderentes aos princípios do Pacto Global ou que fazem parte de setores específicos (como, armas, tabaco e carvão térmico).
Além disso, no mês passado a corretora de valores XP Investimentos anunciou o lançamento do seu primeiro fundo ESG.
Esse fundo, Trend ESG Global Dólar, é global e com exposição ao dólar, investindo em empresas globais com responsabilidade de governança e socioambiental, mas com retorno atrelado à moeda americana.
Dessa forma nota-se uma tendência crescente e que parece estar chegando para mudar o mercado de investimentos.
Gostou do post de hoje?
Antes de tudo, deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos!
Por fim, aproveite para seguir as nossas redes sociais e clique nesse link para acompanhar as novidades do Mentor Financeiro!
Um abraço e até a próxima!
Já comentei em outros blogs que isto de ESG é modinha de gestor para atrair os novinhos. Papinho de esquerdista e neologista. Isso nao tem nada a ver com salvar o planeta mas com lucrar mais com a juventude estupida de hoje em dia