Nova regra da LCA pode aumentar a rentabilidade
As taxas cobradas aos produtores rurais pelos bancos poderão ser mais altas, aumentando os rendimentos dos investidores em LCA
No último dia 31 de janeiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fez algumas modificações na LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).
Atualmente, as instituições devem emprestar pelo menos 40% da alocação em LCAs à taxas que não ultrapassem os 8,5% ao ano. Essa regra foi extinta, liberando os bancos a emprestarem a qualquer taxa.
Essa alteração pode acarretar em um aumento do volume de captação, visto que os bancos terão margem maior, podendo portanto, repassar isso aos investidores para atraí-los.
Sumário
O que é uma LCA?
São títulos de renda fixa emitidos por bancos que tem como lastro empréstimos feitos ao agronegócio, repassados aos investidores com taxas pré ou pós-fixada.
Uma grande vantagem desses títulos é a isenção de IR (Imposto de Renda) para investidores pessoa física. Outra, é a garantia dada pelo FGC para aplicações de até R$ 250 mil por instituição e CPF, dando mais seguranças aos investidores.
Riscos da LCA
Crédito
Caso o banco emissor se torne insolvente e/ou não pague o detentor da LCA. Lembrando, que este risco é em parte minimizado pela proteção do FGC.
Liquidez
O investidor deve sempre conferir a carência do título, que é a data a partir da qual é possível realizar o resgate (parcial ou total). Bem como, a data de vencimento, onde o resgate é feito de forma automática para a conta do investidor.
A carência mínima de uma LCA é de 90 dias e os vencimentos estão entre 1 e 3 anos.
O que muda para quem já tem aplicações em LCA?
Para os investidores que já possuem aplicações nas Letras do Agronegócio, a mudança não traz nenhum benefício.
Isso porque a taxa é acordada no momento da negociação e não é alterada até o prazo de vencimento estipulado.
Portanto, novas aplicações são necessárias buscando títulos com taxas mais atrativas.
E você, já possui investimentos em LCAs ou pensa em ter? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários, ficaremos felizes em respondê-los.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.