Como o Facebook ganha dinheiro?

0 59
Superando as expectativas de Wall Street para receitas, lucros e crescimento de usuários, ações da empresa saltaram 8%

Fundada por Mark Zuckerberg, o Facebook é uma das big techs americanas. Vamos ver como é que ele ganha dinheiro.

Siga O Mentor Financeiro no Instagram e no YouTube

Com base no relatório do segundo trimestre, disponibilizado no site da empresa, faremos uma análise das receitas de cada produto e serviço.

Composição das receitas do Facebook

As vendas líquidas saltaram de US$ 16,88 bi para US$ 18,69 bi na comparação do segundo trimestre de 2019 com o de 2020.

A quase totalidade das receitas são provenientes do Facebook Ads, com US$ 18,32 bi (98%). Sendo, portanto, um ponto de atenção, visto a alta concentração em uma única fonte.

Composição receitas do Facebook no 2º trimestre de 2020
Composição receitas do Facebook no 2º trimestre de 2020 – Fonte: site da companhia

Os 2% restantes, são de Outros, que não estavam detalhados no relatório.

Segundo estimativas da Bloomberg, veja o que era esperado por Wall Street:

  • Receita: US$ 18,69 bilhões, aumento de 11% ano a ano (US$ 17,31 bilhões esperados)
  • Lucro por ação (LPA): US$ 1,80 (US$ 1,39 esperado)
  • Usuários ativos diários: 1,79 bilhão, aumento de 12% ano a ano (1,74 bilhão esperado)
  • Usuários ativos mensais: 2,7 bilhões, um aumento de 12% ano a ano (2,63 bilhões esperados)

Perspectivas Futuras

Com um acréscimo de quase US$ 1,7 bi (10,21%) em Facebook Ads, demonstram que a plataforma de publicidade da empresa ainda cresce de forma atrativa.

Entretanto, o percentual de receitas somente nesse segmento segue como um sinal de alerta.

Evolução das receitas do Facebook no comparativo 2019/2020
Evolução das receitas do Facebook no comparativo 2019/2020 – Fonte: site da companhia

A empresa vem fazendo mudanças buscando diversificar suas receitas, uma delas é disponibilizar pagamentos via WhatsApp, por exemplo.

Vemos um crescimento de 39,69% (US$ 104 mi) em Outros, que apesar de ser uma forte alta, ainda se mostra irrisório frente ao total das receitas da empresa.

E, recentemente, sua galinha dos ovos de ouro enfrentou um boicote de anunciantes sem precedentes, devido à sua abordagem em relação ao discurso de ódio.

Além disso, o Facebook está sofrendo com pressões políticas sobre questões que vão desde moderação de conteúdo até supostas violações antitruste.

Isso tudo pode vir a impactar negativamente os números.


Gostaria muito de saber sua opinião sobre o assunto. Deixe um comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.