Como a Amazon ganha dinheiro?

0 102

Com o maior lucro trimestral da história no intervalo entre abril e junho de 2020, entenda de onde vem o faturamento da Amazon

Fundada por Jeff Bezos em julho de 1994, a Amazon é uma das big techs americanas. Vamos ver como é que ela ganha dinheiro.

Siga O Mentor Financeiro no Instagram e no YouTube

Com base no relatório do segundo trimestre, disponibilizado no site da empresa, faremos uma análise das receitas de cada produto e serviço.

Composição das receitas da Amazon

As vendas líquidas saltaram de US$ 63,4 bi para US$ 88,9 bi na comparação do segundo trimestre de 2019 com o de 2020.

O campeão de receitas foi o segmento de lojas online, com US$ 45,89 bi (52%), onde a empresa vem tendo forte alta durante a pandemia.

Composição das receitas Amazon no 2 trimestre 2020
Composição das receitas Amazon no 2 trimestre 2020 – Fonte: site da companhia

Em seguida, temos os serviços a vendedores terceiros (marketplace) com US$ 18,19 bi (20%). Segmento com o maior crescimento percentual, com 52%.

Já a AWS (Amazon Web Services), divisão de prestação dos serviços de computação em nuvem (cloud), foi responsável por US$ 10,80 bi (12%).

Em quarto lugar, estão os serviços de assinatura como o Amazon Prime, audiobooks dentre outros, com uma fatia de 7% correspondente a US$ 6,01 bi.

Com a quinta posição, está Outros (vendas de serviços de propaganda, bem como de ofertas), representando US$ 4,22 bi (5%).

Em último lugar, com uma redução de 13%, estão as lojas físicas, com US$ 3,77 bi (4%).

Perspectivas Futuras

Que a Amazon tracionou suas vendas online de forma monstruosa (48%), muito devido ao período de lockdown, não temos dúvidas. Mas não foi apenas isso, a situação apenas deu um empurrão.

O crescimento nas vendas pela Internet são uma realidade cada vez mais certa, e inclusive, observamos uma redução no lado das lojas físicas (-13%).

Evolução das receitas da Amazon no comparativo 2019/2020
Evolução das receitas da Amazon no comparativo 2019/2020 – Fonte: site da companhia

A plataforma de marketplace teve um subida ainda maior, com 52% de aumento.

As perspectivas futuras da empresa são excelentes, pois atuando em diversas frentes, sua diversificação proporciona menor risco ao negócio.

Sua competitividade agressiva e o emprego de tecnologias de ponta, dão a Amazon uma ampla vantagem frente a seus competidores.


Gostaria muito de saber sua opinião sobre o assunto. Deixe um comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.