Aprenda a Diferença Entre Valor de Mercado e Valor Patrimonial de um Fundo Imobiliário

0 175

No post de hoje eu vou trazer a diferença valor de mercado e valor patrimonial de um Fundo Imobiliário.

Valor Patrimonial

O valor patrimonial é um indicador muito importante e necessário no mercado dos investimentos em fundos imobiliários.

Utilizado por analistas e investidores para a realização de suas análises, o valor patrimonial tem grande e importante relevância para uma tomada de decisão na hora de fazer um investimento.

Assim, por definição, o valor patrimonial é simplesmente o valor que efetivamente representa algum patrimônio.

Ele está diretamente ligado ao conceito de patrimônio líquido, onde contempla o ativo total que representa os bens e direitos, menos o passivo total que são os deveres e obrigações.

Esse valor, que está no balanço patrimonial de um fundo, reflete seu passado e não pode ser usado como referência única na hora de investir em um FII.

O FII pode estar sendo cotado muito abaixo do seu valor patrimonial porque o mercado está precificando a inviabilidade do negócio, ou simplesmente uma má gestão que futuramente pode não trazer resultados positivos para o investimento.

Do mesmo jeito, um fundo imobiliário pode estar cotado acima do seu valor patrimonial por ser muito bem administrado e ter histórico de lucros muito consistentes.

fundos imobiliários
Valor de Mercado x Valor Patrimonial

Valor de Mercado

O valor de mercado é o resultado das diferentes análises de vários investidores, portanto é como eles estão avaliando, no momento, o patrimônio líquido do FII.

Isso significa que a cota pode estar cotada acima ou abaixo do valor patrimonial divulgado no último balanço, que já é passado e o mercado está precificando, nem sempre corretamente, o futuro.

O valor de mercado pode ser simplesmente auferido multiplicando-se a cotação atual de um ativo pelo seu número de cotas.

Valor justo

Esse é o valor que cabe ao investidor encontrar através de uma boa análise de fundamentos de um fundo imobiliário.

Para encontrar o valor justo, é necessário olhar para o futuro dos investimentos do FII, levando em conta seu segmento e macroeconomia, para com isso verificar se o FII tem condições de ser um investimento saudável e consistente.

Isso que fará as cotas valorizarem.

Por fim, conclui-se que o valor justo pode ser uma medida apenas aproximada de um valor verdadeiro, podendo em alguns casos, ser bastante distante da realidade.

Conclusão

Os três valores diferentes de um FII são importantes.

Saber calcular o valor justo de um FII e comparar com o valor de mercado e o valor patrimonial pode trazer grandes oportunidades de ganho pra você.

Tente enxergar o todo e investir em FIIs que possam trazer maior valor no longo prazo.

Diversificar a carteira também é fundamental!

Oportunidade

Para você que ainda não investe em FII e para você que já investe e que gostaria de aprender a investir melhor eu trago uma ótima notícia!

Adquira agora o curso completo sobre Fundos Imobiliários em formato de e-book do Mentor Financeiro!

Sobretudo, hoje você poderá adquirir o meu curso com 20% de desconto!

Antes de mais nada, esse curso é completo e ensina o passo a passo necessário para você se tornar um investidor de FII, desde o início até o investidor avançado.

Não perca tempo e comece a receber rendimentos já!

No meu curso eu ensino a parte prática de forma detalhada!

Então aproveite essa oportunidade que estou dando para você.

Adquira o curso completo com 20% de desconto e, além disso, receba, como bônus, um curso sobre a Declaração de Imposto de Renda dos Fundos Imobiliários e uma Planilha de Gestão e Rebalanceamento de Carteira de Investimentos. Para isso, basta clicar no botão abaixo e utilizar o cupom MENTOR20.

Aproveite!

QUERO ADQUIRIR O MEU E-BOOK AGORA

Por fim, aproveite para seguir as nossas redes sociais e clique nesse link para acompanhar as novidades do Mentor Financeiro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More