Bancos Digitais – Filas Nunca Mais

0 142

Ir até uma agência física para abrir conta, sacar dinheiro, fazer pagamentos e transferências, dentre outras, são atividades comuns a correntistas dos bancos tradicionais.

Mas há uma turma que não gosta muito de ir até as agências (eu, incluso) e, que prefere muito mais a praticidade, o conforto e agilidade que a Internet proporciona. A popularização dos aparelhos de celular e dos aplicativos móveis, fez aumentar ainda mais o interesse dessas pessoas por soluções online.

Com isso, nos últimos anos, uma onda de fintechs surgiu para atender uma demanda cada vez mais crescente desse público.

O que é um banco digital?

Os bancos digitais são, em essência, iguais a qualquer banco comercial que conhecemos. Entretanto, eles não possuem agências físicas, todos os serviços prestados são através de canais que não exijam presença em uma agência.

É uma evolução natural, assim como foi o aparecimento dos caixas automáticos e em seguida o internet banking.

Esse novo modelo de negócios implantado por essas fintechs, é um ganha-ganha tanto para elas quanto para os clientes, já que ambos economizam tempo e dinheiro. Pois as taxas de serviços bancários são muito mais baratas ou até mesmo não existem em vários casos.

Como funciona uma conta digital?

Para ser cliente de um banco precisamos ir até uma de suas agências, munidos de toda documentação necessária para realizar a abertura de uma conta corrente.

Em uma conta digital é semelhante, o correntista envia os documentos digitalizados e/ou fotos para o banco iniciar todo o trâmite legal. Porém, tudo é feito por e-mail e/ou pelo aplicativo do celular, sem a necessidade de deslocamento até a agência.

Geralmente, o processo todo ocorre em poucos dias, muitas vezes em algumas horas.

Segurança

Uma preocupação recorrente dos indivíduos que pensam em fazer uma conta digital é a segurança. Afinal, ninguém quer ser vítima de um golpe e ter sua conta invadida e roubada.

Os bancos digitais, desde o começo, adotaram diversos mecanismos para garantir o pleno funcionamento e a confiabilidade dos recursos online. Muitos deles, exigem uma autenticação de dois fatores, formada pela senha e um código que é enviado por SMS ao celular do correntista.

NuConta do Nubank

Bastante conhecido pelo público mais jovem por seu cartão de crédito roxinho e por ser uma das primeiras fintechs do Brasil, o Nubank lançou sua conta digital no final de 2017.

Como no cartão, tudo é feito pelo aplicativo que muito é fácil de mexer e configurável.

As vantagens da NuConta são a ausência de taxas (exceto para saques), assim como no cartão de crédito. Para clientes que realizam muitas transferências isso traz uma economia considerável.

Outra é o fato de todo o dinheiro “parado” na conta ser automaticamente investido em título públicos. Apesar de não ser um rendimento alto é uma vantagem a mais. Você pode fazer uma simulação no site através desse link.

Dentre as desvantagens está a falta de vários recursos comuns a outros bancos. A NuConta ainda é muito nova, por isso, alguns serviços ainda estão em fases de teste, como a função débito e saques. As remessas de dinheiro para a conta só podem ser realizadas por transferências de outras instituições financeiras.

Ainda que com diversas limitações, a conta é uma boa opção e, o Nubank está a todo momento incluindo e melhorando os serviços e funcionalidades.

Banco Inter

O Banco Inter é o que mais cresce em contas digitais no país, fechando 2018 com mais de 1,45 milhão de correntistas.

Ele é isento de tarifas bancárias, possui praticamente tudo que um grande banco fornece de serviços. Os saques são realizados em toda a rede 24h, sem cobranças e, os depósitos podem ser realizados via transferência ou por boletos, o que facilita o envio de valores para a conta

Recentemente o banco disponibilizou uma plataforma para negociação de ativos na bolsa (Home Broker) sem corretagem.

A abertura de novas pode ser feita pelo site.

Banco Original

Com foco no nicho de mais alta renda, o Banco Original cobra uma tarifa mensal de R$ 9,90, podendo ser reduzida a zero caso o cliente possua mais que R$ 100 mil investidos na instituição.

Um diferencial oferecido pelo banco, é a ampla variedade de cartões de crédito com bastantes benefícios. Eles possuem anuidade, que também pode se tornar isenta, caso o valor do gasto mensal atinja determinadas faixas.

A abertura das contas é feita exclusivamente pelo aplicativo. Acesso este site para mais informações.

Next

O banco Next foi criado pelo Bradesco em 2017, numa tentativa de se inserir no mercado de contas digitais. Seu foco é voltado para o público mais jovem.

Há contas que possuem tarifas e também uma opção gratuita, o Next Na Faixa, que inclui a conta e um cartão Visa Internacional.

O aplicativo do Next possui um controle financeiro de gastos diferenciado, o Flow. Assim, o cliente consegue organizar e controlar seu dinheiro melhor.

Para solicitar a abertura de conta, acesso este site.

Neon

No mercado nacional desde 2015, o Neon passou a ofertar conta digital em 2016, sendo elas divididas em Neon e Neon+.

Ambas as contas cobram os saques na rede 24h, sendo que a Neon+ não possui algumas tarifas e, é ativada de acordo com o uso do cartão de crédito.

A solicitação de uma nova conta pode ser feita pelo site.

Agibank

Agibank é um banco que nasceu da antiga Agiplan. E, desde o começo se destaca pela inovação, pois foi a primeira instituição a utilizar o número de celular como número da conta corrente.

O banco não cobra tarifas da maioria dos serviços até determinada utilização.

Para abertura de contas, baixe o aplicativo no site.

Banco Modalmais

A Modalmais, uma corretora de valores bem conhecida no mercado de capitais, também entrou para o ramo de bancos digitais.

Uma das grandes vantagens é a facilidade em se investir a partir da conta corrente.

Para abrir a conta, basta ir ao site do banco.

Melhores Bancos Digitais Para Acessar do Celular

De posse das informações citadas acima, mostrando as características mais importantes dos principais bancos digitais presentes no nosso país, um fator importante é a usabilidade dos apps dos bancos nos smartphones.

Saber quais são os melhores bancos digitais para acessar do celular pode ser um fator importante na sua escolha de qual banco utilizar.

Gostou do post de hoje?

Antes de tudo, deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Acompanhe o rendimento do IFIX pelo nosso site clicando nesse link.

Por fim, aproveite para seguir as nossas redes sociais e clique nesse link para acompanhar as novidades do Mentor Financeiro!

Não deixe de participar do nosso grupo do Telegram!

Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.