O Tesouro Direto É Mais Seguro Que a Poupança

0

O Tesouro Direto, além de mais rentável do que a Poupança, é um investimento muito mais seguro. Pois o seu garantidor é o Tesouro Nacional.

Está difícil de acreditar que a Poupança não é o investimento mais seguro do Brasil?

Então, vamos analisar juntos esse assunto neste artigo.

A Garantida da Caderneta de Poupança

A Caderneta de Poupança ainda é a queridinha dos brasileiros, pois é considerada muito segura. Acredito que isso vem mudando com o aumento da educação financeira da população.

Além disso, sua rentabilidade está muito atrás de investimentos tão ou mais seguros, como os títulos do Tesouro. Como resultado, os investidores tendem a buscar novas opções.

E quais são as garantias de fato da Poupança?

A primeira é a da própria instituição em que a conta da caderneta foi instituída. Portanto, a solvência do banco em questão está diretamente ligada as contas abertas nele.

Em adição a isso, temos a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que resguarda até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.

Desse modo, para que se perdesse o dinheiro aplicado, precisaria não só que seu banco estivesse insolvente (quebrado), como também o FGC.

De certo, é uma situação improvável, mas não impossível.

Matéria de O Globo sobre o confisco da Caderneta de Poupança em 1990

Talvez você não tenha vivenciado esse momento na história, mas em 1990, a Poupança foi confiscada pelo governo Collor.

Onde as contas com depósitos acima de 50 mil cruzados novos, tiveram seus recursos retidos por 18 meses.

A Garantia do Tesouro Direto

Apesar dos títulos públicos terem surgindo muito antes da Poupança, eles ainda estão se difundindo entre os investidores.

Diferentemente da Poupança, o Tesouro Direto não possui garantia do FGC. Entretanto, isso não se trata de uma desvantagem, pois seu garantidor Tesouro Nacional.

Em outras palavras, é preciso que o país se torno insolvente para que você não receba seu dinheiro. Ora, se o país quebrou, diversas instituições financeiras já afundaram antes disso, bem como o FGC.

Por isso, o Tesouro Direto é mais seguro que a Poupança. Além do mais, todo o capital está garantido pelo Tesouro e, não somente até R$ 250 mil.

Colocando de lado questões políticas, estamos falando de uma das maiores economias mundias, bem como de uma das maiores extensões territoriais.

Aliado a isso, temos desde 1994, uma moeda muito mais forte e uma inflação mais controlada.

De tal forma, que as condições macroeconômicas brasileiras sejam bem mais sólidas hoje.

Reavaliando sua estrutura de investimentos

Com essas novas informações, acredito que você possa refletir e avaliar se sua estrutura e estratégia de investimentos está adequada a seus objetivos.

O Tesouro Direto é uma opção valiosa de Renda Fixa, seus retornos no longo prazo são bem atrativos.

Por fim, o empenho do Tesouro em facilitar a entrada de novos investidores no mercado é louvável, visto a criação da plataforma do Tesouro Direto.

Soma-se a isso, o fato de que desde março de 2015, a liquidez do Tesouro Direto passou a ser diária. Dando ainda mais vantagem a esse investimento.

Como sempre, tenho uma pergunta para você…

O que você achou deste artigo? Ficou com alguma dúvida ou discorda de algo? 

Quero muito saber sua opinião sobre o assunto.

Basta deixar um comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.