O que é Pirâmide Financeira

0

Acredito que todos nós conhecemos as famosas pirâmides do Egito. Mas você já ouviu falar em pirâmide financeira?

As pirâmides financeiras (ou ainda Esquema Ponzi) são fraudes onde promessas de lucros exorbitantes e rápidos são os principais atrativos.

É um modelo financeiro insustentável, estruturado de forma que novos participantes “alimentem” os membros atuais. Quando a entrada de novas pessoas diminui e/ou cessa, a pirâmide rui.

No Brasil houveram diversos casos conhecidos. E, com o surgimento da Internet e com o crescente número de internautas e do tempo de navegação, criminosos estão ampliando este tipo de golpe na rede.

Achamos importante esclarecer nossos leitores e, esperamos poder contribuir para evitar que mais pessoas percam seu dinheiro para estelionatários.

Como funciona a pirâmide financeira

Para que fique mais claro, vamos a um exemplo onde cada membro deve recrutar outros 6 novos participantes.

O fundador da pirâmide, convence um grupo inicial de pessoas a investir um total de R$ 5000 numa oportunidade, onde serão pagos 10% ao mês.

Entretanto, se você conseguir atrair mais pessoas para sua rede, cada indicação lhe rende mais 0,1% a.m. de rendimentos.

Parece que é algo incrível, afinal quem não conhece 6 pessoas? Observe a imagem abaixo e, matematicamente, veja como é impossível o esquema.

Infográfico: Pirâmide de 6 indicações por nível
Infográfico: Pirâmide de 6 indicações por nível. Fonte: U. S. SEC

No início, para fomentar a entrada de outras pessoas e garantir a confiança de que o esquema realmente é bom. O “piramideiro” honra com os pagamentos.

Assim que a empreitada evolui, ele passa a pagar os membros mais antigos com o dinheiro aplicado por novos integrantes.

Como já vimos, a capacidade de captação de membros novos se esvai rapidamente. Nesse momento, quem está na pirâmide começa a não receber mais seus pagamentos.

Mas sempre com uma boa justificativa (as vezes até dizendo que é preciso mais membros), o estelionatário vai postergando sem muitos problemas.

E as pessoas, que de início não percebem que o esquema está ruindo, porque tiveram vários pagamentos recebidos anteriormente, permanecem.

Porém, quando isso se arrasta por vários meses, elas começam a questionar a veracidade dos argumentos. No entanto, já é tarde demais.

Características da pirâmide

Aqui vamos mostrar quais são algumas características e pontos de atenção, para que possam identificar esse tipo de golpe.

  • Promessa de rentabilidades altas e rápidas
  • Pouca ou nenhuma informação da empresa/pessoa
  • Falta de um produto real ou produto bem acima do valor de mercado
  • Rendimentos atrelados a venda de produtos ou entrada de novos membros

O que achou do nosso artigo? Deixe seus comentários, ficaremos felizes em respondê-los.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.